O Sisutec dá acesso a cursos em instituições públicas, privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S). Além de Salvador, há vagas disponíveis também em Alagoinhas (350), Camaçari (200), Feira de Santana (1.150),Itaberaba (350), Itabuna (440), Jequié (160) Lauro de Freitas (340), Paripiranga (100), Teixeira de Freitas (670) e Vitória da Conquista (50).
Inscrições
Das ofertas, 85% das oportunidades são reservadas para estudantes oriundos da rede pública ou que foram bolsistas integrais da rede particular. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisutec (sisutec.mec.gov.br) e informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2013. No ato da inscrição, os candidatos podem optar por duas opções de cursos técnicos e, durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. A seleção é feita com base no resultado do Enem do ano passado e, por isso, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação.
Quem recebe outro benefício do governo, como a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), não pode participar da seleção, exceto no caso de cancelamento da primeira matrícula.Das ofertas, 85% das oportunidades são reservadas para estudantes oriundos da rede pública ou que foram bolsistas integrais da rede particular. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisutec (sisutec.mec.gov.br) e informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2013. No ato da inscrição, os candidatos podem optar por duas opções de cursos técnicos e, durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. A seleção é feita com base no resultado do Enem do ano passado e, por isso, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação.
É isso que o estudante Ivan Ferreira, 23, está tentando fazer. No início deste ano, ele conseguiu uma bolsa para cursar o tecnológico em Segurança do Trabalho usando uma bolsa do ProUni e, agora, quer desistir da vaga para tentar um curso técnico na mesma área.
“O curso tecnológico tem algumas restrições na área de Segurança do Trabalho. Além disso, o técnico é mais rápido, dura só dois anos, e o de tecnólogo (do Prouni), três anos”, justifica. Ivan diz que já solicitou o cancelamento da bolsa na universidade onde estuda, mas o processamento do pedido ainda não chegou ao Ministério da Educação (MEC). “Fiz o pedido no dia 4 de junho, a faculdade me deu um prazo de 15 dias para suspender a bolsa. Já confirmei lá que está tudo certo, mas, mesmo assim, não consigo me inscrever”, reclama.
O receio do estudante é que não tenha tempo hábil para se candidatar no Sisutec. “As inscrições acabam na sexta e eu estou com medo de perder essa oportunidade”, diz.
Prazos
A relação dos aprovados na primeira chamada será divulgada no próximo dia 29. Para garantir a vaga, o candidato deve fazer a matrícula na instituição em que pretende estudar, nos dias 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada está prevista para 5 de agosto, com matrícula no período de 6 a 8 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.
As primeiras notas de corte da seleção saem hoje, de acordo com as notas dos candidatos que já se inscreveram para participar da seleção. O número serve como base para o estudante saber se tem chance de garantir a vaga e, a partir daí, decidir se muda de curso ou de instituição.
O sistema também disponibiliza a classificação do candidato no site. De acordo com o MEC, as notas são atualizadas apenas uma vez por dia.