A Prefeitura de Itaberaba lançou o programa "Água Que Sustenta", uma iniciativa que injetou mais de R$ 60 mil na requalificação de poços artesianos que estavam abandonados na zona rural. O projeto visa garantir acesso a um recurso hídrico essencial para a produção e o cotidiano de centenas de famílias.
Ao todo, foram requalificados poços nas comunidades da Vazante, Tamburi, Ratoeira, Bordaleza, Pombas, Poços Dantas, Cajás e Formosa. A iniciativa beneficia diretamente 415 famílias rurais, garantindo acesso à água de qualidade para uso doméstico, consumo animal e produção. Além de fortalecer a agricultura familiar, que é a principal fonte de sustento dessas comunidades.
O caso mais emblemático é o da região da Bordaleza, que voltou a ter acesso a um recurso hídrico vital após um período de mais de sete anos em que o poço artesiano local estava inoperante. O sistema antigo, que dependia de um catavento e estava desativado por falta de manutenção e pela limitação de uso da água, foi completamente modernizado pela gestão municipal.
O novo sistema consiste em uma bomba submersa potente e uma nova rede de encanação, mas seu diferencial tecnológico reside na autonomia: a operação é totalmente autônoma, alimentada por placas de energia solar. Essa tecnologia garante maior eficiência e regularidade no fornecimento de água para a comunidade.
A água extraída do poço tem como finalidade prioritária o uso doméstico, o criatório de animais e a irrigação. O recurso é essencial para as atividades diárias e econômicas das famílias rurais, suprindo a demanda por grandes volumes que o sistema de abastecimento da área não conseguiria cobrir. De acordo com a administração, somente na Bordaleza, a requalificação beneficia diretamente mais de 50 famílias com o recurso essencial para a manutenção da vida no campo.